prato_do_dia
Serpente- o vídeo by Pitty
12/11/2014, 6:55 pm
Filed under: Blog

no sábado passado lançamos o segundo videoclipe do disco novo, da música Serpente.  eu já tinha uma ideia de roteiro antes mesmo de saber que esse seria o segundo single; mas ficava tímida em comentar e também queria deixar o diretor livre caso ele tivesse uma ideia mais bacana. decidimos filmar com o Charly Coombes, que além de diretor é um músico talentoso, e nos nossos primeiros brainstorms fui deixando a coisa rolar. mas algo me dizia que valia a pena insistir na história do ritual, comentei e ele gostou. começamos a formatar as ideias, e piramos em fazer uma espécie de curta. queriamos contar uma história com começo, meio e fim; há tempos a gente não fazia um clipe mais linear.
alguns detalhes eram de extrema importância pra mim nessa história. que essa “seita” fosse matriarcal, que trouxesse o poder do feminino e de todas as deusas representadas em diferentes culturas, mitologia, rituais pagãos, religiões afro-brasileiras. que não fosse focada em uma única ideologia, que fosse diversa e representasse o coletivo. e que dialogasse com a nossa própria cultura folclórica, os nossos mitos da floresta. dito isso, entendemos que teríamos que inventar o nosso próprio ritual de cura.  
foi divertido explicar pro Charly, um americano criado na Inglaterra sobre Curupira, Pajé, Iansã. ele captou todas essas referências, e mais o hinduísmo, o mantra de Shiva presente na canção, mitologia greco-romana e especificamente Baco, o deus dos prazeres. precisávamos de um símbolo que fosse o elo entre os iniciados nessa seita inventada, e pedi pro Martin desenhar. e tínhamos essa coisa do fogo como elemento catalisador dessa junção toda. Charly estava muito empolgado em filmar o fogo e já tinha várias imagens na cabeça; as pessoas em volta, os pés, as palmas, a catarse. precisávamos de gente para essa cena da fogueira, e fomos recrutando os amigos. quando começamos a levantar os nomes, percebi um desequilíbrio: esta lista era majoritariamente de homens brancos. comentei com eles e concordaram; precisávamos de mais mulheres, negros, e se desse até indio; para representar de forma mais democrática a nossa sociedade, ou pelo menos, o mundo que queremos. pode parecer uma bobagem, mas não é: nos detalhes da arte se faz política também.
assim como no outro detalhe de optar por um homem para o papel do cara no bar; as mulheres já são vítima de diversas coisas na vida real, e eu não endossaria essa posição num vídeo meu. mais uma vez, é nessas pequenas coisas que vamos construindo imageticamente a realidade que queremos.
e foi lindo lá na hora. estávamos todos entregues. decorei umas palavras em iorubá para dizer na fogueira, na hora do ritual. o vento soprou, e eu me arrepiei várias vezes. não sei se o vinho, se as palavras, a lua cheia, a energia daquelas pessoas, se tudo isso junto. mas rolou um lance. saímos de lá com uma sensação muito boa. veio todo mundo: as deusas, Baco, Shiva, Iansã, o Pajé, Lilith, Maria Madalena, Ártemis e as coisas que não têm nome. sou de todos e não sou de ninguém. se faz bem, é bom.
e no dia seguinte filmamos a cena do bar, com os meninos protagonizando lindamente.

meu enorme agradecimento a todos que participaram desse vídeo e a Minha Pedra que concedeu a “floresta”, vocês foram essenciais para este resultado.

está no ar! espero que curtam 🙂


25 Gorjetas so far
Deixe uma gorjeta

E faz muito tempo que não temos um(a) artista ousado(a0 o bastante para fazer arte com significado.

Comment by Dowglasz

Serpente tem uma vibe incrível, adorei o clipe, a historinha que se passa. Parabéns!

Comment by jayxxz

Amei a música, amei o clipe, e a história contada é muito interessante.
Parabéns Pitty, você surpreendeu a todos com o SeteVidas, após tanto tempo inativa no ramo do rock ❤

Comment by Brenda Leone

A mensagem que Serpente, tanto o clipe quanto a música, nos transmite é incrível; essa história de constante renovação e transformação é de arrepiar. Parabéns pelo maravilhoso trabalho que vocês fazem <3

Comment by lfkolombeski

Om Namah Shivaya,Pitty,om

Comment by SerSamCruz6

É muito massa poder ter sua ótica das coisas e suas mensagens. Voce e seus pontos sem nó!! O clipe ficou lindo e achei massa os meninos protagonizarem … demais!! Parabens pelos trabalhos lindos que voces fazem e por favor continuem!!

Comment by isamaximo

Eu vi o programa com suas músicas novas no canal BIS, eu acho que é superior ao que você fez antes, seu trabalho está mais sólido.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos

mandaram muito bem. em TUDO! sério. no início fiquei emocionadona tipo “bóóóó, que história afudê! cadê essa gente pra me levar prum lugar assim? preciso horrores!”, aí depois fui ficando mais pensativa e tentando absorver tudo que ele traz. eu acho (ok, nietzsche e adorno tb acham) que a música nos liberta das nossas lógicas convencionais, e pra que a vida seja salva é preciso que exista a arte – daí a importância de usar a arte pra mostrar todas essas diferentes culturas, rituais, religiões afro etc. e a gente não vê muito isso. achei ótimo ter que refletir sobre essas questões – e tô só começando. pra mim, que sou faca na bota e tô numa fase mais cética impossível, o clipe proporciona um bom exercício de entrega, mesmo, de renascimento, aquele lance de que nada que passa pelo fogo continua o mesmo. tomara que eu consiga exercitar e chegar a algum lugar.
agora, cadê a porra do barman desse boteco? fico falando sozinha na madrugada sem ninguém pra me servir nada? desliguem a internet, não consigo parar de escrever, çocorro

Comment by Carol Nunes

Você ultrapassa todas as minhas expectativas! Parabens, te amo ♥

Comment by Gabriela Brandino

Eu achei o clipe muito bom, muito condizente com a letra. Há vários detalhes ocultos, que assistindo várias vezes, vão se descobrindo!
Ouvi muito dizendo que faltou emoção, explosão; eu achei que foi na medida certa!
Parabéns por mais um trabalho maravilhoso! Que vc tenha muito retorno e sucesso!!!! Beijos

Comment by Vivian

Mulher, eu te amo muito e esse clipe está lacrador! Azinimigas estão chorando com isso <3

Comment by namoradodapitty

Gostei bastante desse clipe, até pq gosto de clipes que contam uma história, e encaixou perfeitamente na letra da música. Beijos!!

Comment by Prylopes

Adorei o clipe, mais uma vez vc me surpreendeu. Gostei muito da história, do ritual, das pessoas andando em volta da fogueira, e da letra da música que ficou bem encaixada com o clipe, parabéns.:):)

Comment by Guidinha

ah, o simbolo ficou loko!!!

Comment by denis

Suas caras no clipe, Magnifica! todos representaram muito bem, ficou massaão.

Comment by Talita Camargo

Definição filosófica de Pitty

Outras relacoes , A Pitty so existe porque ela esta relacionada a outra coisa. Ou seja ha algo diferente da Pitty , senao todo o universao seria apenas Pittt. O que seria muito bom , mas com existe algo que podemos relacionar e divergir , digamos que a definicao de Pitty como ideia , individualidade e ser , existe porque existem em relacao a nossa mente coisa que nao sao definidas com a Pitty. fui claro.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos

È uma questão metafisica, a individualidade da Pitty no Universo é relativa a existência de coisas que não são por definição a mesma coisa que o objeto de estudo, definimos as coisas ou individualizamos por semelhanças e diferenças , ou peculiaridades únicas.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos

Muito interessante como s musica passa a informação para nós… Parabéns !!

Comment by Karina Ciola

Se posso dizer algo sobre este clipe e que simplesmente Pitty no surpreende cada vez mais!!!!!

Comment by cristiane

Incrível

Comment by Beatriz Sannas

Parabéns pelo trabalho Pitty. Muito bom! Suas canções estão cada vez mais densas e poéticas e, creio que isso deve-se ao seu louvável amadurecimento enquanto, mulher, cantora e compositora. Em resumo, posso considerar que suas composições intimistas demonstra a assídua leitora que és.

Comment by Clériston Cruz

É tão legal e tão bom esse espaço. Estar junto mesmo que separado e poder acompanhar um pouco das suas histórias. Minha admiração por você? Desde 2003 e até quando fizer sentido pra mim… <3

Comment by Ligia

Caramba! Surpreendente, e ao mesmo tempo cheio de detalhes…
Adorei!!!
Minha musa inspiradora essa baiana.

Comment by laurinha_diva

Adorei Pitty..amei mesmo esse clipe e as tuas ideias na preparação do mesmo..retratar a diversidade das pessoas e questionar padrões..perfeito.. e quanto a questão das Deusas..fantástico..sou feminista, ecofeminista e esse clipe me tocou muito..precisamos resgatar o feminino nas espiritualidades também..o Deus sempre masculino ajuda a reforçar várias atitudes excludentes e de sofrimento as mulheres que são consideras impuras e indignas de ser parte da divindade. Amei..

Comment by ane

Definição biológica de Pitty

Um lindo comglomerado orgânico.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos




Deixe uma resposta