prato_do_dia
Seu Corpo É Seu by Pitty
02/03/2014, 3:46 pm
Filed under: Blog

 

Começou assim: alguém me avisou que Anitta tinha postado um trecho de uma música minha numa rede social. Depois me mandaram um link dela cantando Máscara ao vivo num show. Depois outro dela cantando Na Sua Estante. E eu achei divertidíssimo que alguém de um universo tão diferente estivesse ligada no meu som e reinterpretando-o a sua maneira. Isso já faz um tempo, e tudo o que eu sabia até então é que eu a tinha visto num clipe com uma fotografia massa. “Ah, é aquela menina do clipe bonito”, pensei. E o tempo foi passando, e as reações de algumas pessoas em comentários quando me mandavam os links começaram a me deixar intrigada-barra-preocupada. Geralmente meninas, e novas, com um discurso de “credo, essa menina cantando sua música, ela fica aí mostrando o corpo, sendo vulgar” etc, etc. Coisas desse tipo. Percebi que o que incomodava não era necessariamente o estilo, ninguém falava sobre mérito musical, cantou bem ou cantou mal, mas sim MOSTROU O CORPO. E até hoje, volta e meia alguém me escreve com esse papo. Sempre fui uma pessoa discreta, não curto expôr vida pessoal e nem sou afeita a ensaios sensuais; não por pudor, mas por sentir que a máquina patriarcal que opera esses mecanismos acaba sempre nos colocando como bibelôs à disposição- mesmo quando tenta nos convencer de que isso é exercer liberdade. Quando o fiz, procurei que fosse em um veículo no qual eu sentia que realmente esse exercício de liberdade estaria em primeiro plano. Enfim.

O que me deixou aflita e o que eu queria dizer para aquelas meninas que mandaram as mensagens é: NOSSO CORPO É NOSSO. Não deixe ninguém te dizer o contrário. Desfrute dele, assuma-o com a forma e tamanho que ele tiver, vivencie seu corpo- assumindo a responsabilidade que isso traz. Esse empoderamento é importante pra todas nós. Nós podemos usar a roupa que quisermos, podemos dizer o que quisermos, podemos ficar com quem quisermos, a hora que quisermos. Somos donas do nosso destino e estamos aqui para sermos felizes e nos sentirmos bem. O resto, meus amores, é só opressão.

Pra mim isso tudo é clichê de tão óbvio, mas achei que devia dizer.

Um abraço carinhoso pra todas, suas lindas.
E em tempo: um beijo, Anitta! 🙂


12 Gorjetas so far
Deixe uma gorjeta

Corretíssima! !!! O problema das pessoas é se preocupar muito com a vida alheia!!!!! Se ta mostrando o quer e o que acha certo para si mostrar ótimo. Que chato seria se todos fossemos padronizados, condicionados. Ja dizia Raul ” faça o que tu queres, pois é tufo da lei” … bjooo

Comment by Thais

Pitty sendo Pitty! Ainda me perguntam o que admiro em você, tento não rir quando acontece,rs. Pitty, você é incrível em tudo. Parabéns meu amor! ♥

Comment by VaahSouza

hahaha adorei o texto, concordo com você! Inclusive -apesar de eu não gostar funk (mesmo ela fazendo um som diferente do funk, ela é funkeira, né)- adoro a Anitta, vi os videos dela cantando Máscara e Na Sua Estante e não vi problema algum.
Enfim, há quanto tempo você não postava texto aqui, hein? Quero logo ir em um show seu, espero que saia logo álbum novo, hein 🙂 bjs, te amo ♥

Comment by yeaah_yeaah

Adorei o texto, não é à toa q te admiro…estou sempre aprendendo com você, parabéns 🙂

Comment by Guidinha

Gatinha experta, um beijão.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos

Eu acho que é esperta.

Comment by Alex Lope Vargat dos Santos

Ah, que bom ler este blog novamente. Show, CD etc faz falta. Texto no blog também.

Comment by joaodamasio

é tão triste ver algumas pessoas (principalmente mulheres) reproduzindo esses discursos machistas sem nem ao menos se preocuparem em refletir sobre o que eles significam. acho que falta um filtro, mesmo. aquilo de parar pra pensar um pouco antes de falar, antes de sair por aí repetindo o que ouviu alguém dizer na rua (que provavelmente não parou pra refletir sobre o que estava dizendo também). falta questionar, falta pensar, falta querer pensar fora da caixa.
e sobre a sua participação no altas horas, admiro muito esse seu jeito de se impor quando algo te incomoda (e me incomdou também, rs), de querer debater sobre assuntos que quase ninguém tem a “coragem” de debater, de não ser só mais uma, de não deixar passar.
a cada dia que passa, você ganha mais o meu respeito e admiração.
ps: o show no desafio das bandas foi maravilhoso! foda <3

Comment by nahziea

O trabalho da pitty é ótimo,isso basta ,por isso causa tanta inveja.

Comment by Beatriz Sannas

Sua posição me tem feito refletir muito sobre o que é ser mulher, e a posição que cada uma ocupa moralmente nos últimos tempos, e a conversa no Altas Horas salientou mais.

Comment by Natália

Booa #Pitty, foi muito bacana reforçar sua idéia aqui. Pq todos estavam interpretando as ocorrências do Altas Horas como Passe livre pra zoar a Anitta pro resto da Vida.
São duas Divas ocupando seus lugares. Uma com ideologias e outra em formação! Enfim. Sucesso para as Duas.
Grande beijuu

Comment by pittystar

estranho alguns comentários acima,e mais estranho ainda achar que um simples comentário foi uma briga de ideais …ninguém entende uma colocação?”Nuss”alguém pode opinar sem ninguém sair chorando ?acho impossível Brasil não existe maturidade melhor é cantar mesmo pq aí vira arte… se falar vira caso judicial rs…engraçado é que a arte fala muito mais e intriga e ninguém cita estrofes de uma música e relaciona a assuntos polêmicos também…difícil …só vejo minha professora da escola fazer isso na aula de gramática e hirtória rsrs com caetano veloso e cazuza nenhum colunista tenta algo tipo daí inventam merda rs…Ai pessoas o que seria do mundo sem elas…*Pitty quer ser minha amiga? kkkk bjs d batão preto te adoro fuix

Comment by KELLYMEDEIROS




Deixe uma resposta