prato_do_dia
Conexões e Entrelaces by Pitty
23/06/2016, 6:39 pm
Filed under: Blog

 

Por causa do clipe novo, andei pensando sobre minha conexão com Novos Baianos e vi que ela vai além da música. “Dê Um Rolê” é uma composição de Moraes Moreira e Luiz Galvão. E, pra quem não sabe, Galvão é um dos pais de Peu, meu amigo desde a adolescência e grande guitarrista. São dele as guitarras e os arranjos no Admirável Chip Novo e tocamos juntos também em alguns projetos anteriores. Desse convívio com os irmãos de Peu, na casa deles, com Janete, Galvão e sua banda, bem antes de minha carreira solo, tenho lembranças muito afetuosas.

Paulinho Boca de Cantor é pai de Betão, um baixista magnífico, músico sensível e uma das pessoas mais amorosas de se encontrar. Nos vemos pouco, mas mesmo à distância tenho por ele um carinho de irmão. E quando nos falamos é assim, com esse afeto e esse dengo.

Com Pedro Baby foi a mesma coisa: desde a primeira vez que tocamos juntos, o entrosamento no palco me soou tão natural e instintivo que parecia que eu tinha reencontrado alguém que eu já conhecia. Além de um grande músico- um dos mais talentosos que já conheci- fora do palco tudo sempre fluiu com uma naturalidade familiar. Nana Shara e Zabelê, também filhas de Baby e Pepeu, conheci há um tempão num carnaval em Salvador. E outro dia encontrei Zabelê no Circo e foi como encontrar uma prima ou parente, ela me contando as novidades do seu disco novo e de como estava empolgada com isso. Papo de comadre, como se tivéssemos nos visto ontem.

Lembro também com carinho de Giló e Davi, filhos de Moraes; com os quais já cruzei nas andanças soteropolitanas e musicais.

Eu guardo essas lembranças doces, e hoje todas elas me vieram e mais algumas porque foi como se caísse uma ficha: não sei se por termos a mesma idade e sermos da mesma geração, e muito também por afinidade mesmo, mas o fato é que, especialmente através dos filhos, é como se eu fizesse parte dessa família também. Dessa família musical, ancestral, espiritual, da baianidade nagô que nos liga e da diáspora pela qual cada um teve que passar, de cada história tão rica desses indivíduos que, juntos ou separados, foram e sempre serão uma força da natureza.

Meu eterno amor e gratidão à Moraes, Galvão, Paulinho Boca, Baby, Pepeu, Dadi, Jorginho Gomes e a todos que passaram pela trupe.

Salve, salve; Novos Baianos. <3



gerar e gerar by Pitty
14/06/2016, 7:21 pm
Filed under: Blog

tava aqui pensando que ultimamente tenho tomado um cuidado racional em não ficar só postando/falando sobre coisas de gravidez. mas é tão difícil!
porque isso te toma, e te toma inteira, e é tanta coisa pra resolver e é tão gostoso.

então acho que tem mais é que viver isso mesmo e se entregar para esse momento quase que monotemático. passa tão rápido, não tenha medo de ficar imersa- eu digo a mim mesma.
o mundo lá fora vai sobreviver bem sem você, esquece tudo, olha para isso.
olha essa barriga crescendo e todas essas sensações novas e intrigantes.

quem já passou sabe: é assim mesmo. o universo inteiro se torna esse, as coisas giram em torno desse assunto de maternidade e aprendizado e preparativos para esta nova fase. eu não sabia disso antes, só compreendo agora.

e tem é coisa pra fazer, viu. é enxoval, é quartinho, é pediatra, é maternidade… e pensar/ler/ pesquisar sobre tipos de parto e procedimentos com o bebê. tenho lido muito sobre maternidade ativa e parto humanizado. tem tanta coisa que ainda não sei.

mesmo sabendo que  grande parte do meu universo nesse momento gira em torno disso, a minha natureza grita e se regozija com o fato de poder realizar coisas de arte e de trabalho em paralelo: muito feliz de lançar o DVD ao vivo da turnê SETEVIDAS no dia 13 de  julho; e muito feliz com outras coisas de trampo que estão rolando e por vir em breve também. isso me completa.

é gerar e gerar. enquanto faço cílios, dedos, fígado, pulmões e coxinhas gordinhas exerço também essa parte essencial de mim que vive de palco, com a chegada de dois filhos aos mesmo tempo: o DVD, e o baby; vindo juntinhos de mãos dadas.

que delícia. :))